A Internet influência, sem dúvida, a vida social dos seus utilizadores. No entanto, não se pode afirmar, de modo conclusivo, que o faça numa linha negativa, ou seja, que leve a uma exclusão total, em larga escala, da vida em sociedade.
Há diversos estudos realizados sobre a questão da influência da Internet na sociabilidade das pessoas, mas, como não são conclusivos, é apontado, por alguns pesquisadores que nesses estudos as perguntas não tinham sido as mais adequadas, além de que dependia dos diversos contextos, momentos e etapas da difusão da Internet. Deste modo, o resultado pode não ser completamente fidedigno, preciso.
Assim, teremos de admitir a importância da influência que a Internet exerce sobre os seus utilizadores, tendo em conta um variado leque de circunstâncias, tais como: os espaços, as organizações, as tecnologias e até as características dos próprios utilizadores.
Há estudos que permitem verificar que a utilização da Internet pode conduzir a um decréscimo das inter-relações sociais, mas também funciona como um meio de ligação, como secar com a utilização do correio electrónico que “representa mais de 85% da utilização da Internet e a maior parte deste volume de correio electrónico está relacionado com o trabalho, com tarefas específicas e com as relações entre familiares e amigos na vida real” (Howard, Rainie, Jones, 2001; Tracey, Anderson, 2001, apud Castells, 2004: 147 ).
Não podemos esquecer que os utilizadores fazem uso da Internet, muitas das vezes, subordinando esse uso à sua própria identidade.Howard Rheingold, no seu livro, “Virtual Communities” defendeu um novo tipo de comunidade que reuniria pessoas on-line, de acordo com valores e interesses comuns e partilhados que levariam à criação de “Laços de apoio e amizade” chegando mesmo à interacção pessoal. A experiência da WELL (comunidade virtual surgida nos anos 80, na Baía de S. Francisco, com figuras chave, no início da difusão da Internet) corresponderia a este modelo, só que, com a contínua difusão da Internet, estes efeitos “espectaculares” foram diminuindo.
Apesar dos nos mostrarem que a influência da Internet potencia relações, não ficamos devidamente esclarecidos se essa sociabilidade é positiva. Isto por ser apontado, por alguns estudos, que a utilização pode funcionar como substituto de outras actividades de carácter social, enquanto outros estudos demonstram que quem utiliza mais frequentemente a Internet tem tendência a estreitar as suas relações sociais.
Impacto da sociedade de informação na vida quotidiana - Parte Dois
http://www.youtube.com/watch?v=nm85kCYT9Yw
Sem comentários:
Enviar um comentário